Crer é o que interessa

A importância da água, as consequências da poluição, e o papel da arborização

30-03-2011 11:17

1.   Importância da água

 

Para termos uma noção em relação a importância deste recurso basta parar e pensar. Por exemplo, nosso corpo é constituído de 75% de água. A qual tem tanto a função de regular a temperatura interna, quanto garantir o bom funcionamento de todas as funções orgânicas, ou seja, do sistema circulatório, do sistema de absorção, do sistema digestivo, de evacuação, etc. que á torna indispensável para vida celular. E não só para o homem, mas, para outros seres que fazem parte do nosso planeta.

A água é o elemento fundamental para a existência da vida na Terra. Todos os seres vivos dependem dela para sobreviver e para garantir a permanência da espécie – a água sustenta a vida. Entretanto, apesar de toda a sua importância, a água é um recurso que pode acabar e, por isso, exige cuidados em relação à quantidade de uso, à sua qualidade, às suas fontes, à sua distribuição desigual pelo planeta, além de panejamento e custeio de tratamento, de conservação e protecção.

Com a água o homem e toda a sociedade podem suprir grande parte de suas necessidades. O seu consumo permite uma vida mais confortável, a começar pelo ato de saciar a sede, de prover alimentos, seja na agricultura, nas indústrias, nos restaurantes ou em cada moradia.

A água também é indispensável para a geração de energia, para os transportes, a recreação, a saúde e para o emprego da população. Para que o sistema de distribuição de água funcione, é preciso que existam pessoas que construam e que façam a manutenção permanente deste sistema (bombeiros hidráulicos, donos e/ou motoristas de carros-pipas, profissionais capacitados para fazer o tratamento da água etc.)

A importância da água no nosso planeta é inigualável e significado de vida, dai a frase “água fonte de vida, sendo também fundamental para o nosso organismo, a água tem um papel importante na nossa saúde, tendo a água diversas funções como:

A água é um excelente solvente e meio de suspensão, muitas substâncias dissolvem-se ou chegam mesmo a estar suspensas, permitindo que existam reacções químicas para formar novos compostos. Estas propriedades facilitam também a eliminação das toxinas acumuladas no nosso organismo através da urina.
Outro dos benefícios da água tem a ver com o seu efeito lubrificante nas nossas articulações. A desidratação nas cartilagens provoca movimentos abrasivos quando existe um qualquer movimento ósseo resultante de uma deficiente hidratação das extremidades ósseas.


A água é um dos reguladores de temperatura do nosso organismo.
A água é essencial para todos os processos fisiológicos de digestão, absorção assimilação e de excreção.

Para a vida humana e não só, inegavelmente a água é o elemento mais crítico e importante.

 

A poluição ambiental

 

 

Antigamente os nossos dias eram caracterizados por temperaturas amenas, em certas regiões como por exemplo na região equatorial, temperaturas mais baixas nos meridianos de norte e sul e ainda mais baixas nos pólos norte e sul. E nos dias de hoje a região equatorial é uma zona com temperaturas mais altas, os meridianos igualmente e nos pólos a temperatura começa a provocar  o degelo das calotes polares, o que significa a existência de mais água nos oceanos, e a existência de mais água nos oceanos significa o aumento do nível do mar e consequentemente invasão das mesmas as costas marítimas dos continentes.

Pois essa invasão pode significar o desaparecimento das praias, destruição de habitações localizadas nas regiões costeiras e mais outras consequências. É partindo da poluição atmosférica que surgem posteriormente o efeito de estufa, o aquecimento da terra, as chuvas ácidas.         

Também é de se destacar que a existência de mais furacões, tornados, cheias e abalos sísmicos são as consequências mais devastadoras da poluição que o próprio homem, muitas vezes influenciado pelas exigências económico-financeiras é induzidos a cometer.

Relativamente a saúde física do Homem, algumas substância e gases libertadas para a atmosférica provocam sérios problemas podendo exemplificar com o Dióxido de enxofre SO2, que afecta os pulmões e altera o sistema nervoso; Os óxidos de azoto que provocam ardor nos olhos e reduzem a capacidade pulmonar; O monóxido de carbono que reduz a visão e a habilidade podendo ser mortal em altas concentrações; e as partículas em suspensão destacando-se o chumbo que se acumula no sangue e pode provocar anemia, hipertensão entre outras complicações.

 

Poluição das águas: Causas

 

 

1.   Indústrias

 

 

A indústria constitui, sem dúvida, o sector de actividade mais poluidor da água. Nos circuitos de produção, a água é utilizada como dissolvente ou reagente químico, na lavagem (com adição de detergentes),   na tinturaria e no arrefecimento, acabando forçosamente por se poluir, e de frequentemente, tal maneira que se torna imprópria para quaisquer usos.

Com elevadas cargas orgânicas, químicas e substâncias tóxicas e, por isso extremamente venenosa, essa água é lançada, directa ou indirectamente, nos rios, ribeiras, lagos e albufeiras, onde provoca graves desequilíbrios ecológicos, com a morte de muitas espécies aquáticas e anfíbias. Por outro lado, infiltrando-se no solo, vai envenenar as águas subterrâneas, cujas consequências para a saúde pública são fáceis de adivinhar. Saliente-se ainda que se a poluição de um rio ou ribeira podem ser combatidos eficazmente em alguns anos, as toalhas subterrâneas, que se renovam muito lentamente, podem manter-se contaminadas durante dezenas ou mesmo centenas de anos.

 

 

2.   Agropecuária

 

 

A maciça utilização de fertilizantes químicos e pesticidas na agricultura moderna tem como consequência, para além da poluição dos solos, a degradação dos recursos hídricos, quer superficiais quer subterrâneos.

 As águas das chuvas e de irrigação conduzem parte desses produtos para os rios, lagos e albufeiras, onde provocam graves perturbações ou mesmo a morte dos seres vivos pela ingestão da água envenenada. Por outro lado, e como também já salientámos, pela infiltração desses produtos no solo eles podem atingir as toalhas freáticas, degradando assim as águas subterrâneas, com as consequências fáceis de calcular.

 A pecuária moderna e a avicultura tornaram-se também fontes de poluição. Dejectos, substancias químicas componentes das rações (nomeadamente hormonas), sangue e pedaços de vísceras oriundas dos matadouros e detergentes utilizados na lavagem das pocilgas, estábulos e aviários, são lançados nos efluentes sem qualquer tratamento,  contaminando também as águas superficiais e subterrâneas, além do seu cheiro nauseabundo, que empesta a atmosfera.  

 

 

3.   As actividades domésticas e hoteleiras

 

 

 As actividades domésticas e hoteleiras (hotéis,   pensões, restaurantes) constituem também importantes fontes de poluição das águas, em especial nas áreas de forte concentração urbana.

Carregadas com grandes quantidades de matéria orgânica, nutrientes e microrganismos, as águas residuais e dos esgotos são também frequentemente lançadas, sem tratamento prévio, nos rios, lagos e albufeiras, o que constitui uma grave ameaça para a saúde das populações.  

O ser humano tem causado todo este prejuízo à natureza, através dos lixos, esgotos, dejectos químicos industriais e mineração sem controlo.

Em função destes problemas, os governos preocupados, tem incentivado a exploração de aquíferos (grandes reservas de água doce subterrâneas). Na América do Sul, temos o Aquífero Guarani, um dos maiores do mundo e ainda pouco utilizado. Grande parte das águas deste aquífero situa-se em subsolo brasileiro.

Consequência da Poluição da água

 

 

Todos os tipos de lixo jogados na rua, podem por sua vez ser carregados por alguma tempestade, e levados para algum rio que atravessa a cidade.

As poluições que enxergamos são causadas pelo esgoto das casas, que lança nos rios o resto de comida e um tipo de bactéria que deles se alimenta: são as chamadas bactérias aeróbias, elas consomem oxigénio e destroem a vida aquática e além disso podem causar problemas de saúde se forem ingeridas.


Os vazamentos de petróleo são uma das piores causas de poluição do mar, pois essa substância espalha-se pela superfície das águas, levando anos para ser absorvida, o que gera sérios desequilíbrios no meio ambiente.

É muito comuns as pessoas confundirem água poluída com água contaminada, razão pela qual vamos explicar cada uma delas.

Água Contaminada: é aquela que transmite doenças, pois além de conter microrganismos, restos de animais, larvas e ovos de vermes.

Água Poluída: é aquela que tem cheiro forte, cor bem escura, que alterou suas características naturais, isto é, deixou de ser pura e saudável para os seres vivos.

A poluição da água traz consequências muito graves aos seres vivos. As principais são:

1.    Substâncias tóxicas lançadas nas águas pelas indústrias e navios atingem os animais e os vegetais aquáticos, chegando a matá-los;

2.  Os animais e vegetais aquáticos atingidos contaminam o homem;

3.  Os esgotos das cidades podem lançar nos rios, lagos e mares seres vivos causadores de doenças.

 

Estudos da Comissão Mundial de Água e de outros organismos internacionais demonstram que cerca de 3 bilhões de habitantes em nosso planeta estão vivendo sem o mínimo necessário de condições sanitárias. Um milhão não tem acesso à água potável. Em virtude desses graves problemas, espalham-se diversas doenças como diarreia, esquistossomose, hepatite e febre tifóide, que matam mais de 5 milhões de seres humanos por ano, sendo que um número maior de doentes sobrecarrega os precários sistemas de saúde destes países.

 

Arborização e o Ambiente

 

 

 

 

 

 

A arborização exerce papel de vital importância para a qualidade de vida nos centros urbanos. Por suas múltiplas funções, a árvore urbana actua directamente sobre o clima, a qualidade do ar, o nível de ruídos e sobre a paisagem, além de constituir refúgio indispensável à fauna remanescente nas Cidades.

Segundo alguns estudos, através da redução da incidência directa da energia solar e do aumento da humidade relativa do ar, a arborização pode contribuir para a redução de até 4º C de temperatura, contribuindo decisivamente para atenuação das chamadas ilhas de calor, áreas de ocorrência das temperaturas mais elevadas durante o dia, especialmente nas zonas de maior poluição do ar.  

 

Ainda com respeito à poluição, pode-se dizer que a retenção de poluentes, o consumo do gás carbónico e a produção de oxigénio contribuem para a melhoria da qualidade do ar. Além disto, as cortinas vegetais são capazes de diminuir em cerca de 10% o teor de poeira e obstruir a propagação do som, resultando na redução do nível de ruído.

 

Algumas funções da arborização, embora igualmente importantes, são menos divulgadas. O conjunto de árvores da Cidade tem também a função de conservar geneticamente a flora nativa. Neste sentido, a Fundação Parques e Jardins tem procurado dar prioridade a utilização de espécies nativas com potencial para a arborização urbana, da Mata Atlântica e seus ecossistemas associados. 

mail.ovi.com

Contacto

Gaschucmat

gm19922010@hotmail.com

Angola - Luanda
9ª Avenida, segunda travessa

+244929665392

Procurar no site

 

CRER É O QUE INTERESSA

gaschucmat.webnode.pt © 2011 Todos os direitos reservados.

Crie o seu site grátisWebnode