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QUAL É O MELHOR DOS VOOS? Motorizado ou das aves?

20-06-2011 13:03

Por séculos, o homem sonhou em voar. Mas ele não tem musculos fortes o bastante para conseguir tirar seu próprio peso do chão. Em 1781, James Watt inventou uma máquina a vapor que produzia poder rotatorioe, em 1876, Nikolaus Otto desenvolveu ainda mais essa ideia e construi um motor de combustão interna. Agora com esse tipo de motor seria possivel mover uma máquina voadora.

Desde 1900, quando os irmãos Wilbur e Orville criaram uma aeronave com asas torcíveis até os dias de hoje, os aviões já sofreram muitas modificações, tornando-se cada vez mais sofisticados.

Será que tornaram-se os voos motorizados melhores que os das aves?

Tudo nas aves parece ter sido projectado para voar. A raque das penas precisa aguentar todo o peso da ave durante o voo. As asas das aves são tão leves e ao mesmo tempo tão forte. Ela é formada de uma camada exterior rígida que reveste um tecido esponjoso.

Os ossos das aves também foram projectados de maneira impressionante. A maioria deles é oca, e alguns são reforçados por escoras internas num formato que lembra a estrutura chamada pelos engenheiros de vigia Warren. É interessante que uma estrutura similar foi usada nas asas do ônibus espacial.

Pilotos estabilizam aeronaves modernas por ajustar alguns flaps nas asas e na cauda. Mas uma ave usa uns 48 músculos na asa e no ombro para mudar a configuração e o movimento de suas asas e penas individuais, fazendo isso várias vezes por segundo. Não é de admirar que os projectistas de aeronaves invejam as habilidades acrobáticas das aves.

O voo, principalmente a decolagem, consome muita energia. Assim, as aves precisam de um “motor” potente e de combustão rápida. O coração de uma ave bate mais rápida. O coração de uma ave bate mais rápido do que o de um mamífero de tamanho similar e, em geral, é maior e mais potente. Além disso, os pulmões de uma ave têm um sistema de fluxo de ar diferente, omnidireccional, que é mais eficiente do que o dos mamíferos.

O “motor” de uma ave é eficiente.

Uma maneira de medir a eficiência de uma aeronave é se ela consegue decolar com combustível suficiente para toda a viagem. Por exemplo, quando um Boing 747 decola para um voo de dez horas, aproximadamente um terço de seu peso é combustível. De modo similar, um sabiá que está migrando pode perder quase metade do seu peso corporal num voo de dez horas. Mas quando um fuselo parte do Alasca voa em direcção à Nova Zelândia, mais da metade de seu peso corporal é gordura. Surpreendentemente, ele pode voar por umas 190 horas (oito dias) sem parar. Nenhuma aeronave comercial consegue fazer isso.

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